Quando Juan Atkins atravessa o aeroporto de Berlim, costuma avistar alguém se aproximando cautelosamente antes 🍏 de perguntar com coragem: "Você é Juan Atkins?" Mas o que eles realmente estão perguntando ao homem diminuto de 61 🍏 anos é: "Você é o homem que criou o techno?" Atkins, falando comigo de cash camel slot casa cash camel slot Detroit, elabora: "Eles 🍏 me dizem: 'Sua música mudou minha vida.' Isso me faz querer chorar, meu amigo."
Apesar de ser o embaixador e estadista 🍏 sênior do gênero - seu primeiro disco foi lançado cash camel slot 1981 - Atkins não está desacelerando. Ele acabou de voltar 🍏 de tocar nos clubes de Berlim, recentemente teve um slot no festival technofest de Detroit Movement e esta semana ele 🍏 vai atingir o festival Houghton do Reino Unido.
A primeira experiência de Atkins na Grã-Bretanha foi Birmingham no 🍏 final dos 80. A cidade era a casa de seu gerente Neil Rushton, um antigo DJ de Soul do Norte 🍏 que foi esperto o suficiente para começar a promover discos de techno no Reino Unido. "Birmingham era legal", diz Atkins. 🍏 "Me lembrou de Detroit, um pouco industrial - embora a vida noturna nos fins de semana estivesse acesa. Depois da 🍏 festa, as pessoas estavam indo para - o que é? - a loja de peixe e batatas fritas?"
Alguns anos depois, Atkins retornou, mas na época o Reino Unido estava no auge de cash camel slot era rave. 🍏 "Foi um choque cultural. Na América na época, havia uma divisão racial - enquanto no Reino Unido, havia 5.000 jovens 🍏 brancos enlouquecendo com minha música." Atkins cresceu cash camel slot uma das cidades mais tumultuadas da América, uma que eclodiu cash camel slot violência 🍏 racial no meio dos anos 1960 e ainda lutava para se adaptar a mudanças nas demografias raciais.
Mas Detroit 🍏 também era tecnologicamente avançada. As empresas de automóveis que alimentavam cash camel slot economia usavam máquinas e robôs de ponta para ajudar 🍏 a construir Fords e Chryslers. Na década de 1970, a cidade também teve uma liderança quase inteiramente negra: o prefeito, 🍏 o superintendente escolar e o chefe de polícia eram negros e, mais importante, havia uma estação de rádio negra de 🍏 propriedade, a WGPR. Atkins foi influenciado por um de seus DJs, o Eletrifyin' Mojo, que tocava raridades do Prince ao 🍏 lado do Rock Lobster do B-52's. Tudo isso criou uma estranha mistura de tecnologia, música negra e ecleticismo que se 🍏 tornou o balastro cash camel slot que o techno foi construído.
Atkins seria arrancado sem cerimônia de Detroit. Ele se mudou para a 🍏 cidade rural de Belleville depois que seus pais se separaram. A transição para Belleville, com suas vacas, fardos de palha 🍏 e festival anual de morangos, foi difícil. "Eu estava contra isso", diz Atkins, cuja nova casa tinha uma pequena população 🍏 negra cash camel slot comparação com cerca de 60% cash camel slot Detroit. "Não era uma coisa racial, porém. Eu simplesmente não estava acostumado 🍏 a ir para a escola cash camel slot um ônibus amarelo e viver cash camel slot uma estrada de terra." Atkins pode ter odiado 🍏 a "natureza rural" de cash camel slot nova casa - ele voltou para Detroit todo o fim de semana e durante o 🍏 verão - mas uma vez assentado, ele conheceu dois outros meninos negros, Kevin Saunderson e Derrick May. Suas experiências musicais 🍏 se tornariam a primeira onda do techno de Detroit.
A triagem discutia a música mais vanguardista do Yellow Magic Orchestra, Gary 🍏 Numan e seu favorito: o Kraftwerk. Mas foi com outro colaborador, Rik Davis, um veterano do Vietnã com um profundo 🍏 amor pelo rock ácido de Jimi Hendrix, que Atkins teve cash camel slot primeira perc